(leia atentamente)
têm como propósito a busca por ampliar o debate e
salientar a importância de construir um olhar mais atento para as transformações que ocorrem no
espaço, seja de cunho político, cultural, econômico, natural, social, ambiental, individual, coletivo,
entre outros.
consideramos necessário esclarecer que inúmeros problemas e desafi os do ensino
de Geografi a, apontados por autores como Cavalcanti (1998), Callai (2000), Kaercher (2002), que
realizaram um levantamento criterioso sobre o cotidiano escolar, ainda fazem parte da realidade de
muitas escolas no Brasil. Desde o uso descritivo dos conteúdos geográfi cos, que foi subserviente
a manipulação das políticas do Estado, como por exemplo, no tempo da ditadura brasileira (1964-
1989), até no desenvolvimento a-crítico desses conteúdos, que serviam para controlar as refl exões
sobre o próprio sistema, o ensino de Geografi a foi fortemente marcado por uma característica de
saber desnecessário e passageiro. Em decorrência desses fatos, não é de se estranhar que muitas
pessoas, nos dias de hoje, entendam que essa disciplina escolar só possui sentido para a realização
de concursos, como o vestibular. Se isso ocorreu, foi em razão dos elementos e dos fatores históricos
que contribuíram para formar e caracterizar esta ciência, e que não possibilitaram a construção de
um saber científi co mais coadunado com os problemas que interferem na sociedade.
Esses pontos contextualizam a necessidade de procurarmos, cada vez mais, práticas escolares que possam sobrepujar essa realidade e modifi car, signifi cativamente, o ensino de Geografi a.
Acreditamos que a formação escolar dos indivíduos deve estar embasada na transmissão de saberes
que contribua na construção de uma refl exão crítica e, principalmente, transformadora. De nada
adianta participarmos da escola se essa instituição não fornece os elementos indispensáveis para que
os alunos possam compreender o meio em que vivem, correlacionar os fatos e os fenômenos que
interferem nas estruturas sócio-econômico-culturais, e construir bases para forjar a transformação.
Semana Santa - Páscoa
Há 12 anos